quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pesquisa Internacional revela que o Brasil é a nação mais otimista com a velhice; e os brasileiros esperam mais cuidados da família nessa fase.

Estudo feito em 20/09/2010
A pesquisa da multinacional de seguro de saúde Bupa, conduzida pela universidade London School of Economics, foi feita com mais de 12 mil entrevistados em junho deste ano. No Brasil, 1.005 pessoas foram ouvidas.
Os brasileiros são os que mais esperam ser sustentados pela família na velhice, segundo essa pesquisa feita em 12 países.
Três em cada quatro brasileiros entrevistados disseram acreditar que sua família vai sustentá-los na velhice.
Os brasileiros também estão entre os que mais acreditam que a responsabilidade de ser sustentado na velhice é dos seus familiares - dois em cada três entrevistados manifestaram esta visão.
Planejamento
O estudo também revelou que os brasileiros são os que mais têm expectativas positivas sobre chegar à terceira idade - 17%.
Os brasileiros só perdem para os franceses na "sensação" de juventude. Entre os entrevistados com 65 anos ou mais, 72% disseram que não se sentem velhos, e 67% se declararam saudáveis.
No Brasil, 46% dos entrevistados não se preocupam em envelhecer. Além disso, 17% dos entrevistados encaram com bons olhos a terceira idade, o maior índice registrado no mundo todo. Porém, 64% dos brasileiros não se preparam para a velhice, em termos de reservar dinheiro ou de pensar em como ser assistido no caso de não poder cuidar de si próprio. Apenas 7% reservaram algum dinheiro e 76% acreditam que a família estará lá para dividir o ônus de cuidar deles.
Um relatório feito pela London School of Economics (LSE) e divulgado ontem revela que a 'rede informal de assistência' (o padrão tradicional de famílias cuidando de seus idosos) está se desintegrando, enquanto o número de idosos carentes de assistência vem crescendo.
Os brasileiros também estão entre os que menos atribuem ao Estado o papel principal no sustento das pessoas idosas. Menos de 10% dos brasileiros acreditam que a responsabilidade maior no cuidado de idosos é do Estado.
A pesquisa revelou que a principal preocupação das pessoas ao chegar à velhice é com doenças como câncer (para 34% dos entrevistados nos 12 países) e demência (23%).
Outros dados:
95% dos brasileiros não se consideram velhos (dado de entrevistados acima 54 anos)
96% acham que a assistência governamental ao idoso precisa melhorar.
84% dizem que o padrão de assistência ao idoso no Brasil é pobre.
39% acham que o Estado deve bancar a assistência ao idoso somente para pessoas de baixa renda, enquanto apenas quatro em cada dez (42%) acreditam que o benefício deveria ser para todos.
Apenas 3% pensam que o governo cuidará deles em sua idade avançada  
32% acreditam que vão morrer de velhice.
 A maioria dos idosos (81%) tem alguma doença como hipertensão, dores nas costas, diabetes e doenças cardiovasculares.
No Brasil, 49% dos idosos são analfabetos funcionais.

g1.globo.com/brasil/.../2010/.../brasileiros-sao-os-que-mais-esperam-cuidados-da-familia-na-velhice-diz-estudo.html –

Postado por Kamila Santana

2 comentários:

  1. A família deve ajudar a cuidar do idoso, dando carinho, amor, proteção e ajudando com dinheiro, mas o governo deve ter a responsabilidade de sustentar os idosos, pois é para isso que a população paga o INSS, para que quando cheguem na velhice, não precisem se preocupar em ficar trabalhando, pois chega uma certa idade que a pessoa já não esta mais disposta pra isso e já trabalhou muito ao longo de sua vida.
    Mas os idosos deveriam juntar dinheiro para o futuro, pois nunca se sabe o dia de amanha e o dinheiro da aposentadoria é muito pouco, dando apenas pra sobreviver, mais não para ter uma vida confortável!!

    Kamila Santana Nº19

    ResponderExcluir
  2. A terceira idade, que não é muito respeitada aqui no Brasil em algumas partes do país, deveriam ter mais atenção de familiares, amigos, e até do governo para um bom descanso, de tudo que eles ja fizeram pelo mais país que nós temos hoje.
    Agora com uma mulher no poder do Brasil, esperamos que o governo em geral tenha uma sensibidade maior em relação a atendimentos especializados para idosos, preferencias maiores e muito mais atenção a última fase deles.

    O blog está muito bom, fala sobre varios assuntos, com uma dinamica boa, com fotos videos, e reportagens ótimas.

    Danilo Pereira Almeida N°.06 2°.C

    ResponderExcluir